...

A Entrevista com a Coordenação de Futebol

  14 outubro 2017

 

No início de campeonato fomos conhecer a nova equipa de Coordenação de Futebol, o seu pensamento, as suas ideias e os objetivos para esta época. 

Num discurso claro e na primeira pessoa ouvimos Carlos e Rodrigo Lopes, Pai e filho, respetivamente, ou como ele refere, a equipa bicéfala. 

 

NOME, IDADE, NUMERO DE FILHOS, ANOS DE LIGAÇÃO AO CLUBE, FUNÇÃO NO CLUBE, TREINADOR DE NÍVEL 1?

 

Carlos Eduardo Lopes, 51 anos, casado, 2 filhos, Professor Educação Física no Agrupamento Escolas Portela e Moscavide, treinador de nível 2, coordenador do departamento de futebol

 

CONTE-NOS UM POUCO DO SEU PERCURSO PROFISSIONAL PARA ESCOLHER ESTA PROFISSÃO?

 

Fui jogador de futebol com todo o percurso na formação desde os infantis aos juniores, tendo começado na Associação de Moradores da Portela, passado pelo Sporting Clube de Portugal, Clube Oriental de Lisboa e Clube de Futebol “Os Belenenses”. Como sénior jogador profissional no Clube de Futebol “ Os Belenenses”, Grupo Desportivo Estoril Praia, Santa Clara e Montijo, tendo com o ingresso no ensino superior optado pelo futebol amador, com o forma de compatibilizar as duas vertentes

 

QUAL O MOTIVO DA ESCOLHA DA ADCEO?

 

Pelo desafio lançado pelo Sr. Vicente, uma pessoa com bastante experiência nesta área

 

O QUE FAZ EFETIVAMENTE UM COORDENADOR DE FUTEBOL?

 

Um coordenador, procura ser o elo de ligação entre a direcção e os treinadores, bem como uniformizar processos e metodologias de forma a que haja uma sistematização uniforme em todos os escalões

 

ESSE ELO DE LIGAÇÃO COM OS TREINADORES É FUNDAMENTAL?

 

Na minha opinião um coordenador treinador torna as coisas mais fáceis, pois percebe perfeitamente quais os anseios e intenções dos treinadores. Desta forma é possível junto das hierarquias superiores, reclamar aquilo que poderá facilitar o desempenho do trabalho dos treinadores, optimizando o processo de treino

 

UMA OUTRA FUNÇÃO DO COORDENADOR É O CRESCIMENTO DO ATLETA NO PLANO DA FORMAÇÃO, DA ÉTICA, DOS VALORES, DO RESPEITO. DE QUE MODO EXERCE ESSA ATIVIDADE NA ADCEO?

 

Sendo professor, não posso descurar a formação pessoal e social dos atletas, incidindo no meu discurso com os treinadores, para essa necessidade como forma de formação integral dos nossos atletas, procurando associar uma forte mentalidade competitiva a uma sádia espiritualidade.

 

QUAL O NÚMERO DE HORAS QUE DEDICA A ESTA PROFISSÃO? O QUE SE DISCUTE NUMA REUNIÃO ENTRE COORDENADOR E DIREÇÃO E ENTRE A COORDENAÇÃO E OS TREINADORES

 

É impossível contabilizar o tempo necessário ao desempenho desta tarefa, muito menos ainda quando se entra de novo e se procura introduzir um cunho pessoal, não porque o trabalho anterior estava mal feito, mas apenas por uma questão de convicções e princípios. Nas reuniões o que se procura das mais diferentes formas é o sucesso do ADCEO, tendo em conta que isso está acima de qualquer interesse particular.

 

NUM CLUBE DE BAIRRO COMO A ADCEO É FÁCIL CONSEGUIR TRANSMITIR AOS ATLETAS TODA A FORMAÇÃO E AS DINÂMICAS QUE PRETENDE, UMA VEZ QUE ESTÃO LIMITADOS A CAMPO DE FUTEBOL COM HORÁRIOS DEFINIDOS, A POUCOS ESPAÇOS PARA PALESTRAS, A HORÁRIOS DAS AULAS, A UM CANSAÇO ESCOLAR GRANDE?

 

Mais do que as condições físicas e materiais, é decisivo fazermos uma avaliação do contexto onde estamos inseridos e a partir daí tentarmos de todas as formas, otimizarmos esses recursos, sabendo que a melhoria das condições passa muito pela atitude e desempenho evidenciado, pelo que será sempre mais fácil a evolução assente em processos de confiança.

 

IDENTIFIQUE-ME 5 PROPOSTAS QUE EM SUA OPINIÃO SÃO NECESSÁRIAS PARA QUE UM CLUBE POSSA SER BEM SUCEDIDO NO FUTEBOL?

 

Compromisso, Lealdade, Trabalho, Sacrifício e Alegria

 

EM QUE MEDIDA O TRABALHO DO COORDENADOR É NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DOS ATLETAS?

 

O trabalho importante para a formação dos atletas, engloba todos os intervenientes no processo, desde o director, o coordenador, o treinador, o roupeiro (a),o posto médico, o pessoal das instalações e os encarregados de educação

 

PARA SI UM ATLETA É UM DIAMANTE EM BRUTO QUE É NECESSÁRIO LAPIDAR OU ELE JÁ VEM LAPIDADO?

 

Nada é definitivo. Tudo tem uma base, mas depois há sempre um processo. Quem pensar doutra forma terá sempre dificuldade em poder evoluir, pois parará no processo e será ultrapassado por quem fizer o caminho da superação.

 

O QUE SE PODE ESPERAR DO COORDENADOR CARLOS NA ADCEO? QUAL É O SEU PLANO, QUAIS AS MEDIDAS QUE QUER IMPLEMENTAR, COMO AS QUER IMPLEMENTAR E QUE OBJETIVOS QUER VER ATINGIDOS?

 

Esta coordenação é bicéfala, pois conto com o Rodrigo Lopes nesta tarefa, que para além de ser meu filho e como tal saber bem quais as minhas ideias, é também alguém desde sempre ligado á actividade física e estudante dum curso superior nesta área. É nosso propósito sermos peças duma engrenagem que procurará tornar o ADCEO um clube mais apetrechado ao nível dos recursos humanos, assente numa valorização das infraestruturas , sabendo que qualquer actividade competitiva que seja, a vitória é a mola impulsionadora que permitirá claramente derrubar obstáculos. Queremos valorizar os atletas desportivamente, de forma a que sintam reconhecido o seu esforço desportivo e académico.

 

JÁ TROCOU UM TREINADOR A MEIO DE UMA ÉPOCA POR DECISÃO SUA?

 

Os treinadores têm de ter a confiança de quem os coordena. Sabem sempre que os apoiarei desde que não estejam em causas os superiores interesses do ADCEO.

 

 

EXISTE ESPAÇO PARA O COORDENADOR CONSEGUIR TRANSMITIR BEM AS SUAS IDEIAS AOS TREINADORES E ESTES AOS ATLETAS, CONSIDERANDO QUE ESTA É UMA ATIVIDADE EM PÓS LABORAL, NÃO PROFISSIONAL E SUJEITA A MULTIPLAS DIFICULDADES?

 

Sabemos bem qual a nossa realidade e se quisermos dar o salto para outras realidades mais facilitadas, resta-nos aproveitar o que temos, sendo que sei por experiência própria que estando em outros patamares, se tivermos o princípio da insatisfação, quereremos com certeza sempre mais. Como tal, mais do que nos lamentarmos, devemos aproveitar sabendo que haverá outros com piores condições.

 

ESTAMOS A FORMAR ATLETAS CONDIGNAMENTE EM PORTUGAL NESTES CLUBES DE BAIRRO? OU ISSO É SOMENTE UMA POSSIBILIDADE DOS GRANDES CLUBES?

 

A diferença reside ao nível dos recursos materiais colocados à disposição, sendo que muitas vezes a este nível existe uma maior preocupação com a vertente humana. Todos formam bem, dependendo dos objectivos que se estabelecem. Apenas há que seriar os princípios.

 

O QUE ESPERA UM TREINADOR QUE É COORDENADO POR SI? ENQUANTO TREINADOR E ENQUANTO HOMEM?

 

A máxima lealdade, mas intransigente no cumprimento do estabelecido

 

PREFERE UM TREINADOR QUE APOSTA SOMENTE EM RESULTADOS PRIVILEGIA OUTROS FACTORES?

 

Numa atividade competitiva o resultado é a base impulsionadora das reacções positivas ou negativas. O treinador como peça fulcral na organização da equipa é o primeiro a querer ganhar, sendo que será sempre mais fácil ganhar se criar as condições para isso, ao nível das dinâmicas que estabelece no seu grupo equipa

 

 

O QUE IMPORTA SÃO OS RESULTADOS! COMENTE

 

As leis existem para balizar os comportamentos. Como tal entendo que devemos fazer tudo o que é legal para ganhar, assente na preparação anterior e consciente que haverá sempre um adversário que procurará o mesmo fim. Querendo antes de mais ganhar, devemos perceber que quando tal não acontece, isso não se deve a demérito nosso, mas a mérito do adversário e assim estaremos mais perto de ganhar mais vezes.

 

QUAIS SÃO OS DESAFIOS QUE A DIREÇÃO LHE LANÇOU PARA ESTE ANO E QUAIS SÃO OS DESAFIOS QUE SE LANÇOU A SI MESMO?

 

A ideia é precisamente fazer a ponte entre a direcção e os treinadores. Para mim será sempre um sucesso se perceber que juntos conseguimos engrandecer o ADCEO.

 

QUAIS AS PROPOSTAS DE MELHORIA QUE DEIXA AO ADCEO NO CAMPO DO FUTEBOL?

 

A colocação de um piso sintético no campo de futebol de 5 e a melhoria das condições no campo de apoio atrás de uma baliza, poderão ser mais valias em termos da optimização dos processos de treino.

 

QUAL O SEU MODELO DE COORDENAÇÃO PREFERIDO?

 

Para mim todos os processos que evolvem pessoas, devem ser dinâmicos, assentes em diálogo e partilha de ideias, nunca sendo um ato de imposição mas sempre de decisão, muitas vezes do desagrado dos intervenientes mas necessários para o equilíbrio comum.

 

ONDE VÊ A ADCEO DAQUI A 5 ANOS?

 

Onde as pessoas que dirigem quiserem e puderem. Tudo assenta na realidade possível e do conhecimento da direcção e nunca nas vontades ou ideias

ONDE QUER ESTAR O COORDENADOR CARLOS DAQUI A 5 ANOS?

 

Nesta fase da minha vida não faço planos a médio ou longo prazo. Prefiro rentabilizar o presente, apoiado naquilo que é a minha experiência acumulada e dessa forma naturalmente as coisas acontecem.

 

O COORDENADOR CARLOS É HOJE UM MELHOR HOMEM OU UM MELHOR TREINADOR DE HOMENS?

 

Tal como diz o professor Manuel Sérgio, a açã o do homem não pode ser dividida em parcelas. Tudo conta!